O pit monster é uma raça do século XXI, desenvolvida no Brasil a partir do cruzamento entre cães de aparência "monstruosa", relacionados ou não ao pit bull, e ao american bully, e, de forma menos direta, à cães molossos como o buldogue americano. A motivação social para o seu desenvolvimento teve grande influência do movimento Bully estadunidense, que tratou-se do desenvolvimento de cães robustos à partir de cruzamentos entre raças fortes, inicialmente objetivando o esporte weight pulling, e posteriormente ganhando adeptos interessados na aparência dos cães.
A origem do monster é obscura devido principalmente a divergência de nomenclaturas e conceitos das raças que compõem sua base genética.
Sua base genética inicial foi composta basicamente por linhagens de cães pesados que atualmente fazem parte de pelo menos outras três raças distintas, à exemplo das linhagens Camelot e McKenna que atualmente fazem parte da raça American Working Red (cães de presa); as linhagens Chevy e Elli's que hoje fazem parte da raça Working Pit Bulldog (cães de tração); e a linhagem Razor Edge, que faz parte da raça American Bully (cães de companhia); todas combinadas com pit bulls relacionados às linhagens brasileiras thompson, amichetti e canchin e cães sem árvore genealógica conhecida porém com registro inicial. O resultado foram cães robustos e pesados, com peito largo, crânio pesado e ossatura forte.
Criadores Pioneiros
Alguns dos criadores pioneiros foram os canis Pit Game, Red Maximus Bull, Red Bukanas bull, Bomberbull, e Westh.
Por muitos anos o pit monster veio sendo registrado em alguns kennel clubes brasileiros de maneira polêmica sob a nomenclatura de raça American Pit Bull Terrier, o que gerou grande mal-estar entre os criadores das duas raças distintas. Porém, isto começou a mudar durante esta metade final da década de 2010 com o reconhecimento independente do pit monster, como raça separada, por outros clubes, apesar de que ainda podem ser encontrados indivíduos registrados sob a nomenclatura da raça anterior.
O pit monster está relacionado ao american bully, em especial ao padrão XL e ao extinto padrão extreme, por isso sendo conhecido também como extremado.
Características
Um cão Bully XL ou XXL, compartilha similaridades com o Pit Monster
São cães com aparência bastante intimidadora por seu corpo robusto e musculoso, com cabeça volumosa. Hoje, porém, há uma crescente preocupação como o melhoramento de sua morfologia, tendo mais adeptos interessados em cães com boas angulações, com mordida em tesoura, e que não apresentam acondroplasias (nanismo) em seus membros.
São pesados e largos, com ossatura pesada e crânio grande e potente com masséteres bem desenvolvidos.
Todas as cores são aceitas, porém sua cor de pelagem principal é a vermelha com nariz vermelho (red nose), muitas vezes com marcas brancas principalmente no peito e patas. Outras cores de pelagem são cinza (azul, blue nose), preta, branca, etc. Segundo o padrão atual, a altura desejável dos machos é acima de 50 cm na cernelha, e o peso desejável é acima de 45.
Qual o comportamento do pit monster?
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: confiante, corajoso e alerta, é muito amistoso e amoroso. Eles são extremamente fortes e ocasionalmente revelam em ambos os sexos a mesma agressividade de maneira que a socialização e treinamento de obediência são importantes.
Quantos anos vive um pit Monster?
16 anos - De uma forma geral, o pit bull vive entre 12 e 16 anos. Porém, essa expectativa de vida pode variar para mais ou para menos.
VOCÊ CRIA OU TRABALHA COM CÃES E DESEJA APRENDER MAIS SOBRE COMPORTAMENTO, TREINAMENTO E ALIMENTAÇÃO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário