AMERICAN BULLY
ASPECTO GERAL
O American Bully deve ser um cão forte e poderoso. Seu tamanho varia de compacto a medio/ grande, com corpo musculoso bem definido e uma cabeça quadrada. A movimentação deve ser poderosa e sem muito esforço ao mesmo tempo. O American Bully passa a impressão de uma estrutura óssea pesada e Bully (robusta). O comprimento dos membros dianteiros (medida da ponta do cotovelo ao solo) nunca deve ser maior do que a metade da altura do cão na cernelha, o comprimento da perna do cão deve sempre ser proporcional ao corpo, dando ao cão um aparência compacta (encorpado). A raça combina força, atletismo, flexibilidade e agilidade. Nunca deve possuir ossos finos e esguios. Equilíbrio e harmonia do conjunto são componentes críticos da raça.
Características da raça:
As características essenciais do American Bully são a força, confiança e vigor. Esta raça está pronta para agradar e triunfar com entusiasmo. O American Bully é excelente companheiro da família e sempre foi conhecido por seu amor às crianças. O comportamento agressivo com os seres humanos e outros cães não é característico da raça e é altamente indesejável.
CABEÇA: A cabeça do American Bully é única e uma das principais características da raça. Tem aparência enorme e impressionante, grande e larga, dando a impressão de poderosa, mas não desproporcional ao tamanho do corpo. Vista de frente, a cabeça é ampla e quadrada. Quando visto de lado, o crânio e focinho são paralelos um ao outro e unidos por um definido stop. Arcos supra-orbitais são bem definidos mas não pronunciados. Os masséteres são bem pronunciado com algumas rugas.
A cabeça é bem desenhada, unindo resistência, elegância e caráter.
FOCINHO: O focinho é curto/médio, ligeiramente quadrado, com pronunciado stop. O comprimento do fuço é mais curto do que o comprimento do crânio, na proporção de aproximadamente 1: 2 ou 2: 3. A linha superior do focinho é linear. As maxilas estão bem definidas. A mandíbula é forte e bem desenvolvida; larga e profunda. Os lábios são justos, um pouco do labio solto são aceitos, mas não preferidos.
NARIZ: O nariz é grande, com narinas largas e bem abertas. O nariz pode ser de qualquer cor.
OLHOS: De formato amendoado a oval, baixos no crânio e bem separados (não exageradamente separados)
Orelhas: As orelhas são altas e podem ser naturais ou cortadas. Se naturais, semi-ereta ou em rosa são preferíveis. Orelhas eretas ou largas planas e totalmente caídas não são desejadas.
DENTES: Dentição completa com dentes uniformemente espaçados, dentes brancos e mordedura em tesoura.
PESCOÇO: O pescoço é forte, grosso e curto. Há um ligeiro arqueamento na crista. O pescoço aumenta gradualmente a partir de onde se junta ao crânio para onde ele se encaixa, em ombros bem angulados. A pele do pescoço é aderida e sem barbela.
Anteriores: As escápulas são longas, largas, musculosas e bem inclinadas para trás. As pernas da frente são retas, curtas, fortes e robustas, com massa óssea e muscular substancialmente pronunciadas. Os cotovelos devem ser justos ao corpo. Vistos de frente, os anteriores são definidos, visivelmente afastados (para acomodar um peito largo e profundo) e perpendicular ao solo. Os metacarpos são curtos, poderosos, retos e flexíveis. Quando visto de perfil, os metacarpos devem ser eretos, com um ligeiro arco. Vistos de frente a distância do chão ao peito do animal deve ser a mesma distância entre as patas dianteiras, dando a impressão de um quadrado.
CORPO: O corpo tem aparência compacta, poderosa, substancial, com muita massa e extremamente musculoso, que são características da raça American Bully. O peito é muito largo, profundo e preenchido com um amplo espaço para o coração e os pulmões, no entanto o peito nunca deve ser mais largo do que profundo. As costelas se estendem para trás e são bem arqueadas desde a coluna, em seguida, achatando para formar um corpo profundo estendendo-se até os cotovelos. A parte traseira é forte, firme, moderadamente larga e musculosa quando visto de cima. A aparência geral da linha superior é plana (cernelha, costas e quadris aproximadamente no mesmo nível) ou ligeiramente descentente da cernelha para os quadris com a garupa ligeiramente arredondada, a linha superior deve ser musculosa. O lombo é curto, musculoso e ligeiramente arqueado para a garupa, porém mais estreito que a caixa torácica e apresenta um moderado esgalgamento. A garupa é ligeiramente inclinada para baixo. As fêmeas podem ser ligeiramente mais longas.
POSTERIORES: Os posteriores devem ser muito poderosos, fortes, musculosos, e largos. Posteriores poderosos são fundamentais para o vigor do American Bully, é responsável por fornecer a força e a agilidade necessárias para executar as permormances físicas. Coxas e garupa são visivelmente preenchidos com musculatura firmemente justas. A coxa é muito bem preenchida em cada lado da cauda e profunda da pelve para a virilha. As coxas são extremamente bem desenvolvidas e musculatura facilmente definida. A angulação dos ossos e musculatura dos posteriores devem estar em harmonia com os anteriores. Visto de lado, os jarretes são bem angulados e os metatarsos são bem descidos e perpendiculares ao solo. Visto de trás os metatarsos são retos e paralelos uns ao outro.
CAUDA: é a extensão da linha superior que afina em direção a ponta. Quando o cão está relaxado, a cauda é portada baixa e chega quase ao jarrete. Quando o cão está em movimento, a cauda é portada em nível com a linha superior. Quando o cão está excitado, a cauda pode estar levantada, posição vertical (cauda de desafio), mas nunca enrolada sobre o dorso (cauda gay).
PÉS: Os pés são redondos, proporcional ao tamanho do cão, bem arqueados, e fechados. As almofadas são duras, resistentes e bem almofadado. Uma ligeira “mão francesa” para o exterior é aceita, mas não deve ultrapassar 10 graus em posição no sentido horário. Os dedos devem ser juntos e bem proporcionais a perna e ossatura.
Pelagem: A pelagem é brilhante e lisa, e moderadamente dura ao toque.
COR: todas as cores, exceto merle.
Tamanho e peso: O American Bully deve ser tanto poderoso como ágil, portanto o seu peso e altura são menos importantes do que a proporção correta entre peso e altura. O American Bully deve parecer robusto, atarracado e compacto, dando a impressão de um cão sólido, poderoso que possui grande força e habilidade em um corpo compacto.
Padrão em relação a altura: Embora o original American Bully seja o ” Standard type “, as variedades da raça também são reconhecidos pelos termos “Miniatura”,” Pocket ” e “XL”. As variações do padrão original para o Miniatura, Pocket e XL são as alturas, mas ainda mantendo as proporções do padrão original.
MINIATURAS
Fêmeas: até 33 cm
Machos: até 35 cm
POCKETS
Fêmeas: 33,01 cm até 40,5 cm
Machos: 35,01cm até 43,0 cm
STANDARD
Fêmeas: 40,6 cm até 48,0 cm
Machos: 43,1 cm até 51,0 cm
XL
Fêmeas: 48,1 cm até 56,0 cm
Machos: 51,1 até 58,5 cm
NOTA: *** Todo filhote ou jovem até 12 meses é considerado STANDARD para efeito de “julgamento”. Após os 12 meses completos, este é medido e reclassificado para sua categoria correta (mini, pocket, standard ou xl).
MOVIMENTAÇÃO: Movimenta-se com confiança, transmitindo a impressão de vivacidade e entusiasmo. Quando trota, sua movimentação é leve, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance na dianteira e propulsão traseira. Quando em movimento, o dorso permanece em nível com apenas uma ligeira flexão para indicar flexibilidade. Visto de qualquer lado, as pernas não se viram nem para dentro nem para fora, os pés não cruzaam ou interferem uns com os outros. Conforme aumenta a velocidade, os pés tendem a convergir em direção a linha de centro de equilíbrio.
FALTAS:
Osso insuficiente e falta de massa
A cauda torcida
Cauda com nó
Cauda longa
Cauda enrolada
Cauda excessivamente curta
Olhos louçados, rosa ou Albino.
Dianteiras severamente torcidas
Posteriores severamente torcidos
Criptorquidia, testículo retido.
FALTAS GRAVES
Prognatismo inferior
Torção mandibular
Falta dentária
Retrognata (Agnata)
DESQUALIFICAÇÕES
Pelagem longa
Cauda cortada
Cães castrados
Exibindo ou possuir um comportamento agressivo com os humanos
AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER
APARÊNCIA GERAL
O AST deve dar uma impressão de muita força : é um cão bem constituído e musculoso, mas ágil e elegante. Deve ser compacto, não peralta nem esgalgado. É esperto e sua coragem é evidente.
CABEÇA
Alta de comprimento medianos; crânio largo; músculos zigomáticos muito pronunciados, stop bem definidos; orelhas de implantação alta.
ORELHAS
Podem ser cortadas ou não, sendo as cortadas preferível. NO caso de não cortadas, devem ser curtas, e em rosa e erguidas. As orelhas totalmente caídas serão penalizadas.
OLHOS
De cor escura, redondos, de inserção baixa e bem separados. Pálpebras despigmentadas serão penalizadas.
FOCINHO
De comprimento médio arredondado na parte superior e caindo bruscamente abaixo dos olhos. Maxilares bem definidos. O maxilar deve ser forte com mordeduras possantes. Lábios bem rentes e uniformes, sem frouxidão. Incisivos superiores em contato com a parte anterior dos incisivos inferiores. Nariz definidamente preto. (mordedura em tesoura).
PESCOÇO
Pesado, ligeiramente arcado, afinado dos ombros à base do crânio. Pele não frouxa. Cumprimento médio.
OMBROS
Fortes e musculosos. Omoplatas largos e oblíquos.
DORSO
Razoavelmente curto. Ligeira inclinação desde a cernelha até a garupa, que apresenta um declive curto e suave até a base da cauda. Lombo ligeiramente arqueado.
CORPO
Costelas arqueadas, alongadas para trás, bem unidas umas às outras. Membros dianteiros suficientemente afastados na implantação para permitir o desenvolvimento do peito, que é profundo e largo.
CAUDA
Curta, de inserção baixa, estreitando-se para a extremidade, que é fina. Não enrola, nem se ergue em cima do dorso, não se corta.
MEMBROS
Membros dianteiros retos ossos fortes e redondos, canas metacárpicas aprumadas, a parte dianteira não deve e apresentar nenhuma curvatura. Membros traseiros muito musculosos, jarretes baixos e não virados para dentro e para fora. Pés de tamanho médio, bem curvados e compactos. Passo ágil, o cão não deve ter andado rebolado.
PELAGEM
Pêlo curto, aderido, rígido ao tato, brilhante.
COR
Aceitam-se todas as cores : sólidos, partcolor ou malhado. Em todo caso, só serão penalizados cães com mais de 80% de seu corpo branco ou as cores de fígado.
TAMANHO
O peso está em relação ao tamanho, as dimensões ideais variam entre 45 à 48 cm para machos e 43 à 45 cm para as fêmeas.
DEFEITOS
Penalizam-se o nariz despigmentado, os olhos claros ( a não ser que os cães de pelagem como cinza os olhos acompanharão a cor da pelagem ) ou pálpebras despigmentadas, a cauda demasiada comprida ou mal portada.
GRUPO 3 – TERRIER
SEÇÃO C – DO TIPO BULL
PAÍS DE ORIGEM – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
NOME NO PAÍS DE ORIGEM – AMERICAN STAFFORDSHIRE TERRIER
AMERICAN PIT BULL TERRIERRaça: American Pit Bull Terrier
Grupo: Cães do tipo Térrier
Função: Companhia
País de origem: Estados Unidos da América
APARÊNCIA GERAL: o American Pit Bull Terrier é um cão de porte médio, de construção sólida, pelagem curta, musculatura bem definida. Esta raça é poderosa e atlética.
O corpo é levemente mais longo que alto, sendo que as fêmeas podem ser um pouco mais longas que os machos. O comprimento das pernas dianteiras, medidas da ponta do cotovelo ao solo é aproximadamente
igual à metade da altura do cão a partir da cernelha. A cabeça é de comprimento médio, com o crânio chato e o focinho largo e profundo. As orelhas são de
tamanho pequeno para médio, inseridas altas e podem ser naturais ou cortadas. A cauda relativamente curta é inserida baixa, grossa na base e afilando em direção à ponta. O
American Pit Bull Terrier se apresenta em todas as cores e marcações, exceto o merle. A raça combina resistência e atletismo com graça e agilidade e nunca deve ter aparência
desajeitada ou com musculatura saliente ou ossos finos e pernalta.
Acima de tudo, o American Pit Bull Terrier deve ter a capacidade funcional de ser um cão de captura que pode controlar e derrubar a presa (empurrar e puxar) e respirar facilmente,
enquanto faz seu trabalho. Equilíbrio e harmonia de todas as partes (do corpo) são componentes críticos do tipo racial.
Faltas muito sérias: qualquer característica desproporcional exagerada (como pernas curtas, osso excessivo ou cabeça e corpo volumosos) que interfira
com sua habilidade no trabalho.
CARACTERÍSTICAS: as características essenciais do American Pit Bull Terrier são a força, a autoconfiança e a alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo.
É um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças.
Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico
ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães. A natural agilidade da raça torna-o um dos mais capazes escaladores
e com frequência usa seus caninos para escalar uma cerca. O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo
com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça e, portanto, é extremamente indesejável.
A raça se sai muito bem em eventos de performance por seu alto grau de inteligência e sua vontade de trabalhar.
CABEÇA: é singular e é um elemento chave quanto ao tipo da raça. A cabeça é grande
e larga, oferecendo uma impressão de grande poder, mas, não deve ser desproporcional ao tamanho do corpo. Vista de frente, a cabeça tem o formato de uma cunha rústica e larga. Quando vistos
de perfil, o crânio e o focinho são paralelos entre si, unidos por um stop bem definido e moderadamente fundo. Os arcos supraorbitais sobre os olhos são bem definidos, mas não pronunciados.
A cabeça é bem cinzelada, unindo resistência, elegância e caráter.
Faltas muito sérias: cabeça excessivamente larga ou pesada.
CRÂNIO: largo, plano ou levemente arredondado, profundo e largo entre as orelhas.
Visto de cima, o crânio vai afilando levemente em direção ao stop. Existe um sulco mediano profundo que vai diminuindo de profundidade do stop ao occipital.
Os músculos das bochechas são proeminentes, sem presença de rugas. Quando o cão está se concentrando, formam-se rugas na sua testa, o que oferece ao American Pit Bull Terrier
uma expressão singular.
FOCINHO: largo, profundo, com um afilamento muito suave indo do stop para a trufa, e com uma ligeira separação
debaixo dos olhos. O focinho é mais curto do que o comprimento do crânio, com uma proporção de aproximadamente 2 para 3. A linha superior do focinho é reta. A mandíbula é
bem desenvolvida, larga e profunda.
Os lábios são secos e bem ajustados.
Faltas: focinho pontudo; comissuras labiais pendentes; mandíbula fraca.
VOCÊ CRIA OU TRABALHA COM CÃES E DESEJA APRENDER MAIS SOBRE COMPORTAMENTO, TREINAMENTO E ALIMENTAÇÃO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário